Aliança Fiat-Chrysler revela estratégia
Parceria entre as duas empresas busca recuperar vendas nos Estados Unidos
Durante a apresentação dos planos foi anunciado que a empresa desenvolverá veículos focados em um novo estilo de vida, diferente da tradicional orientação que visa atingir homens que procuram um carro de alta performance. Para isso a Chrysler informou que, sem abrir mão de suas características, lançará novos veículos, modernizará outros que estão em produção, e irá tirar de linha seus modelos de menor sucesso. Tais medidas contarão com o apoio e mediação da aliança existente com a Fiat. Confira abaixo a tabela com os próximos lançamentos previstos.
Outro desafio que a Chrysler encontrará pela frente são as normas de economia de combustível nos Estados Unidos, em que os automóveis terão que realizar, em 2016, um consumo médio de 15,8 km/l. Nesse aspecto a empresa contará com o motor 1.4 que a Fiat fornecerá, além de compartilhar plataformas para desenvolver novos veículos. A Chrysler ainda lançará no Grand Cherokee 2010 o propulsor Pentastar V6, o qual substituirá os blocos de 2.7 l a 4.0 l com o mesmo número de cilindros utilizados atualmente.
Desde que a aliança entre o Grupo Chrysler e a Fiat foi formada em junho deste ano, a empresa conseguiu aumentar o dinheiro em caixa de US$ 4 bilhões (R$ 6,89 bilhões) para US$ 5,7 bilhões (R$ 9,82 bilhões) em setembro. Ao fim deste ano a Chrysler pretende finalizar suas vendas com 1,3 milhão de veículos vendidos e faz uma projeção para que, em 2014, o número salte para 2,8 milhões de unidades.
Participação em corridas
A Chrysler já havia reduzido a sua atuação em um dos mais tradicionais esportes automobilísticos norte-americano: a Nascar. De duas equipes participantes em 2008, a montadora passou a contar com apenas uma equipe neste ano, reduzindo os gastos com a competição de aproximadamente US$ 50 milhões/ano (R$ 86,2 milhões) para cerca de US$ 35 milhões/ano (R$ 60,34 milhões).
Para 2010, a Chrysler informou que se manterá na Nascar, mas com maior foco no patrocínio de modalidades semi-profissionais, em que os automóveis podem ser comprados diretamente das lojas ao invés de serem feitos exclusivamente para uma competição específica (como a própria Nascar).
Segundo o Grupo, sairão de linha:
Jeep Patriot (fim de 2012)
Jeep Compass (fim de 2012)
Jeep Commander (fim de 2010 mas pode ser produzido para exportação )
Chrysler PT Cruiser (fim de 2010)
Dodge Dakota (metade de 2011)
Dodge Caliber (metade de 2012)
Dodge Viper (metade de 2010)
Os modelos que não sairão de linha, mas serão reformulados:
Jeep Wrangler Diesel (em 2010/2011, não confirmado para o mercado norte-americano)
Jeep Grand Cherokee (profunda reestilização até 2010)
Chrysler 300C (profunda reestilização até 2010)
Chrysler Town e Country (remodelado em 2010 com próxima geração prevista para 2014)
Ram 1500/2500/3500 (profunda reestilização até 2012)
Dodge Journey (profunda reestilização até 2010)
Dodge Nitro (profunda reestilização até 2011 ainda sob avaliação)
Dodge Challenger (face lift até 2011)
Dodge Charger (novo modelo em 2010)
Dodge Grand Caravan (profunda reestilização até 2010, nova geração prevista para 2014)
Novos modelos que serão lançados:
SUV compacto da Jeep (em 2013, fornecido pela Fiat, possivelmente o Panda)
Novo crossover compacto (em 2013, fornecido pela Fiat, para substituir o Patriot e o Compass)
O Jeep Liberty remodelado, conhecido no Brasil como Cherokee Sport (previsto para 2013, fornecido pela Fiat)
Um novo veículo compacto da Chrysler (2013, fornecido pela Fiat)
Um sedã compacto da Chrysler (2012, fornecido pela Fiat, substituto do PT Cruiser)
Substituto para o Chrysler Sebring (2013, fornecido pela Fiat)
Um novo Crossover médio (2013, fornecido pela Fiat)
Picape Ram com carroceria monobloco (em consideração para 2011)
Van comercial grande e outra compacta derivada da linha Ram (em 2012, fornecido pela Fiat)
Veículo compacto da Dodge (2013, fornecido pela Fiat)
Sedã compacto da Dodge (2012, Fiat)
Dodge Avenger (profunda reestilização em 2010, será substituído por um modelo fornecido pela Fiat em 2013)
Crossover grande da Dodge (2010)
Fiat 500 com motor MultiAir nos EUA (fim de 2010, conversível em 2011, e versão Abarth em 2012)
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